O desafio da qualidade na educação
“Para recuperar esse tempo perdido, nós temos que ter políticas de Estado. Gestão, que é fundamental, e, claro, avaliação mais investimento”, reitera o conselheiro do Movimento Todos pela Educação e professor da Universidade Católica de Brasília, Célio da Cunha, que foi coordenador editorial e assessor especial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). “É uma questão política hoje erguer à altura de uma política de Estado a área da educação”, insiste ele, criticando cortes de verbas e observando serem os momentos de crise a “hora da prova dos nove para saber se o país prioriza ou não a educação”.
Para Célio da Cunha, a tarefa demanda um ministro da Educação forte, com destacada autoridade no Estado, nos moldes que preconizava o filósofo grego Platão em A República. Ele lamenta que nem o piso salarial dos professores - instituído em 2008, e que não chega a R$ 2,5 mil este ano, para uma jornada de 40 horas semanais – é cumprido por todas as unidades da Federação. A propósito, diz o professor Erasto Fortes que “até as pastorinhas do frevo” sabem da desvalorização do magistério.
Fortes também critica a militarização da gestão de algumas unidades da educação pública país afora. Para ele, com o discurso de combater a violência nas escolas e melhorar a qualidade do ensino, o que está em andamento, na verdade, é um processo de conservadorismo e disciplinarização exagerados, inclusive com uniformes caros e cobrança de mensalidades. O professor defende que o caminho certo seria a adoção de um currículo estruturado com base no respeito aos direitos humanos e numa educação para a paz.
Também participam do programa, por meio de depoimentos em vídeo, o educador e ex-secretário de Educação de Pernambuco Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna; a coordenadora do comitê da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Distrito Federal, professora Catarina de Almeida; e o professor da Faculdade de Educação da UnB Luiz Araújo. O Diálogo Brasil vai ao ar toda segunda-feira, pela TV Brasil, sempre às 22h15.
Veja Também
Um primeiro turno para quebrar paradigmas
10/10/2018 - 09:44
A professora de sociologia política da Universidade de Brasília (UnB), Débora Messenberg, considera o momento atual do país “um dos mais complexos da recente democracia brasileira”. Ela e o cientista político e consultor de relações governamentais Leandro Gabiati, argentino radicado em Brasília, foram os convidados do primeiro episódio do Diálogo Brasil depois do primeiro turno das eleições, transmitido ao vivo na segunda-feira, 08/10, no qual fazem uma análise do novo cenário político brasileiro.
Mentiras vendidas como notícia
06/10/2018 - 10:56
A aplicação da inteligência artificial para manipular conteúdos atingiu um nível de sofisticação capaz de enganar até especialistas. São as deepfake news, notícias falsas profundas, tema do Diálogo Brasil desta segunda-feira 27 de agosto. Para chamar a atenção para o problema, o diretor americano Jordan Peele, Oscar de melhor roteiro pelo filme “Corra!”, chegou a produzir um vídeo falso em que o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama chama o sucessor, Donald Trump, de “imbecil”.
Exploração sexual de crianças e adolescentes: um crime
06/10/2018 - 10:42
Crianças e adolescentes são os elos mais fracos de diversas cadeias: a da falta de educação e saúde, do trabalho infantil, da violência doméstica e, inclusive, da exploração sexual. Só no nordeste são 644 pontos de vulnerabilidade para este tipo de crime mapeados pela Polícia Rodoviária Federal. A região que lidera o ranking é seguida pelo sudeste e pelo norte. As formas de prevenção e combate a essa violência são temas do Diálogo Brasil, comandado pelo jornalista Maranhão Viegas.
Diálogo Brasil debate financiamento de campanha e renovação política
19/09/2018 - 08:45
As novas regras de financiamento das campanhas eleitorais devem favorecer os atuais detentores de mandatos e reduzir a renovação política no país. Essa é a opinião do assessor-chefe de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eron Pessoa, e do mestre em ciência política e pesquisador associado do Laboratório de Pesquisa em Comportamento Político, Instituições e Políticas Públicas da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Pimentel, que estuda financiamento de campanhas desde 2012.
No que avançam os direitos LGBT?
19/09/2018 - 08:31
O direito ao uso do nome social sem a necessidade da redesignação sexual e ao casamento igualitário, a retirada da transexualidade da lista de doenças mentais e mais visibilidade para a população LGBT são conquistas que avançam na contramão do preconceito, da violência e da heteronormatividade que ainda atingem essa comunidade. E às vésperas de uma eleição federal, estes temas são fundamentais para esta parte da população que, em diversos momentos é colocada à margem dos debates.
O lixo nosso de cada dia
13/09/2018 - 08:16
Apesar da previsão de que todos os lixões a céu aberto no Brasil fossem fechados até 2014, essa meta ainda está longe da realidade. Ainda existem cerca de três mil locais deste tipo em todo o país, contrariando a Política Nacional De Resíduos Sólidos aprovada em 2010. Além disso, cada brasileiro continua produzindo mais ou menos 1kg de lixo por dia e apenas 3% deste resíduo é reciclado, de acordo com os dados apresentados no Congresso Cidades Lixo Zero. O restante vai parar nos lixões e aterros.
Feminicídios em alta
12/09/2018 - 20:58
O aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha, na terça-feira 7, se deu em meio a uma sequência de feminicídios, com pelo menos cinco casos em dois dias. A data ficou marcada ainda pela divulgação dos dados de 2017 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, confirmando que esse tipo de crime segue em ascensão no país.
diálogo Brasil - TV Brasil
11/06/2018 - 09:32
O programa Diálogo Brasil tem como tema desta semana a questão da igualdade racial e a luta contra o racismo no Brasil. O jornalista Maranhão Viegas conversa com Erivaldo Oliveira, presidente da Fundação Palmares e com Mario Theodoro, consultor legislativo do Senado.
Diálogo Brasil - TV Brasil -
11/06/2018 - 09:26
O Programa Diálogo Brasil, da TV Brasil, com apresentação do jornalista Maranhão Viegas, discute as soluções para o problema da falta de moradias no Brasil. No Brasil há um déficit de seis milhões e trezentas mil moradias, segundo a Fundação João Pinheiro. O problema se agravou nos últimos anos em 20 dos 27 estados brasileiros, de acordo com um estudo divulgado em maio pela instituição.