40 anos da Guerra do Vietnam

Brasília, 30 de Abril de 2015
Há 40 anos era dado por encerrada uma das mais violentas guerras do mundo moderno. Foi a primeira em que os americanos experimentaram duas derrotas ao mesmo tempo. Uma, interna, para a opinião pública, que não apoiava o conflito. Outra, no campo de batalha. A Guerra do Vietnã é considerada um dos conflitos mais violentos do século XX. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. O Vietnã do Norte era comandado por Ho Chi Minh, sob orientação comunista, pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista.

A foto que ilustra esse texto é uma das mais marcantes do conflito. Nela, crianças fogem de um ataque de napalm no Vietnã em 1972. A foto chocou o mundo e virou um clássico do horror provocado pela guerra. Foi feita pelo fotógrafo `NICK` UT, que ganhou o prêmio Pulitzer por esta imagem.

Clicando aqui você pode conhecer um pouco mais sobre a história da menina, Kim Phuc, que à época deste episódio tinha nove anos e teve a sua vida mudada para sempre. 

Durante todo o desenrolar da guerra, os meios de comunicação do mundo inteiro divulgaram a violência e a intensidade do conflito, além de falarem sobre o mau desempenho dos americanos, que investiram bilhões de dólares. 

O conflito deixou mais de um milhão de mortos, entre civis e militares, e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã.

O dia 30 de abril de 1975 marca a tomada de Saigon, a retirada das tropas americanas do país e o início do processo de reunificação. Houve comemoração hoje no Vietnam. Não é todo dia que um país consegue vencer uma guerra contra os Estados Unidos. Os vietnamitas carregam isso com imenso orgulho na sua história.

Muitos contaram essa história em livros, reportagens e filmes. Francis Ford Coppola fez um dos mais marcantes registros desse episódio em seu filme "Apocalipse Now", vencedor de dois Oscars, em 1979. 

Veja o trailer abaixo. 


comentários operados peloDisqus

Veja Também