Eu sou mesmo assim

Odette CastroArquivo pessoal
Odette Castro
Brasília, 31 de Março de 2016
Odette Castro, de Belo Horizonte-MG, escreve o seu pensamento mais simples e, por isso mesmo, preciso. Por um Brasil melhor. Por Odette Catro

Hoje acordei muito triste. Faz dias que estou me sentindo encurralada. Neutra. E ser neutra pra mim é como escolher a cor bege. E falar com as letras é a unica coisa que me acalenta. Pois bem.

Fui uma petista. Nunca radical e desrespeitosa. mas petista. Vendi estrelinha do partido, fui a passeatas, chorei quando o Lula perdeu, mas votei em Tancredo para governador. Decisão dificil, porque minha tia era candidata a vereadora, apoiando Eliseu Resende. Os votos tinham que ser em todos candidados da mesma legenda. Olhei minha ideologia. Ela perdeu por três votos. Meu e de dois irmãos.

Mas não me arrependo. Ela entendeu e nunca houve discordância nossa em politica. Nem com ela, nem com ninguem.

Uma vez fui deselegante com uma colega de serviço. Ela manifestou pena do Collor ao descer a rampa do Palácio, logo depois de ser deposto. Eu fui boba e radical. Não a respeitei. Pedi desculpas. Mas desculpas depois do prato quebrado, nem sempre funciona. Mas foi uma lição.

Depois fui me decepcionando. Percebendo que o poder falou mais alto tambem no PT. Foi como um namoro que não deu certo. No meio do romance, alguém se perdeu. A relação de amor terminou. Mas meus conceitos e minhas crenças, não mudaram.

Tenho um coracao de esquerda. Já disse e repito, isto ninguém escolhe. Nasce. Não votei na Dilma na primeira eleicão. Anulei o voto. Na reeleição, pensei muito. Até no último minuto oscilava entre anular, Luciana Genro ou Dilma. Não gosto e não acredito no Aécio. Motivos meus. Decidi pela Dilma.

O governo foi péssimo. Não vou entrar no assunto político propriamente, porque não entendo. Muita coisa, além da corrupção generealizada que eu não concordo. Agressões, palavrões, etc.. Mas, enfim.

Quero chegar mesmo é no motivo da minha tristeza. Sou contra a saída de Dilma. Porque acho que isto não vai melhorar o país. E li muito, pensei, refleti e sim, sou contra.

Por que não me manifestei abertamente antes??? Por medo. Medo de perder amigos. Medo de perder clientes. Medo de não vender livros. E eu preciso de tudo isto.

Mas ontem, pensei muito.. meus amigos estão se afastando mesmo assim... e cheguei à conclusão de que uma amizade sólida não se desfaz por ideologias diferentes, um trabalho bem feito não se desmerece por pensamentos contrários e meu livro conta o que eu sou. Nada vai mudar isto.

Então, sou contra Temer. Sou contra Eduardo Cunha. Sou contra a atitude do Moro. Sou principalmente contra a corrupção. Sou a favor de julgamentos apartidários. Sou a favor da liberdade e do respeito ao próximo. Sou a favor da apuração dos fatos sem manipulação e que todos, mas todos os culpados sejam punidos.

Sou totalmente contra a Rede Globo, mas ela é como o Mac Donald, me faz mal, mas estou sempre lá.

E é isto meus amigos. Precisava dizer isto a vocês. Não consigo esconder minha transparência.

Esta sou eu. A Odette.

Odette Castro é mineira. Uma pessoa comum, igual a milhões de brasileiros. E, tal qual eles, carrega dúvidas. Mas não é alguém de quem se possa dizer "em cima do muro". Odette não é morna. É Odette. E o pensamento dela, nesse momento, é preciso.
 
comentários operados peloDisqus

Veja Também