Operação: Vida.
A Lava Jato me pegou. Ela chegou até mim. Já temos a mesma idade: 27 fases. Não para, não para não.
Agora farei uma série de comparações sem sentido. Acompanhe:
Aos 7 anos, eu cantava, dançava e já tinha vencido o Juízo Final. Foi aos 5. Minha mãe discordou da professora e me colocou numa turma com crianças mais velhas. Aos 9, eu fazia muita coisa do Meu Jeito. Mas não era tão precoce a ponto de entender Que País É Esse aos 10 anos. Se para alguns A Origem chegou aos 11, pra mim foi aos 12.
Lembro tão bem dessa idade. De como passei a me sentir mais independente, inclusive, quanto ao meu senso crítico já não tão ligado ao dos meus pais. Comecei a estudar também à tarde, conheci outras pessoas. Alguns dos meus melhores amigos estiveram comigo aos 14. Nadava. A essa altura, já sabia que nem tudo era Erga Omnes, nem tudo Vale Para Todos.
Os 15 chegaram com festa. Idade perfeita. Tipo, uma Conexão, sei lá, nada de Mônaco mas... a foto do book está na parede até hoje. A faculdade veio aos 16. Uma palavra para explicar: Radioatividade. De Pixuleco em pixuleco, me diverti, aprendi, mudei. Chegaram os 17, primeiro emprego. Novidades. Responsabilidades. Erro. Acerto. 18, simbólico. O pensamento realmente amadurece com o tempo.
Aprendi a dirigir com 19, dirigir direito só depois. Muitos sentimentos e impressões entraram num processo de Corrosão. Já era a 20* fase. Aos 21, reorganização. Novas paixões. Aos 22, compreendi o que já era uma realidade, o meu Triplo X: minha avó, minha mãe e minha irmã. Judiciário é amor. Política é amante. Da-na-da!
Com 23, passei a ter certeza de que viajar é comigo mesmo! Naquele ano, teve Acarajé. Teve muito mais: tortilhas, quilmes, maple syrup, cachorro quente especial, croissant, lagosta. Aos 24, Alethéia, amigos se foram, amizades vieram. Verdade e realidade. 25, demais! 26, uma das melhores idades. Nada de Xepa. 27: Carbono. Sou uma cópia do que sempre quis ser.
Mas não parou. Tem mais. Publicarei antes do Japonês me acordar dizendo que já é 28. Pra mim, só em julho. Tô com 27 e a Lava Jato também, nunca mais isso irá se repetir.
Basília Rodrigues é jornalista, em Brasília. E neste texto faz uma deliciosa brincadeira em que as fases da sua vida se "assemelham" aos nomes dados às (até aqui) 27 fases da Operação Lava Jato, que desvenda o mais devastador esquema de corrupção da moderna história do Brasil.
Veja Também
Um primeiro turno para quebrar paradigmas
10/10/2018 - 09:44
A professora de sociologia política da Universidade de Brasília (UnB), Débora Messenberg, considera o momento atual do país “um dos mais complexos da recente democracia brasileira”. Ela e o cientista político e consultor de relações governamentais Leandro Gabiati, argentino radicado em Brasília, foram os convidados do primeiro episódio do Diálogo Brasil depois do primeiro turno das eleições, transmitido ao vivo na segunda-feira, 08/10, no qual fazem uma análise do novo cenário político brasileiro.
Mentiras vendidas como notícia
06/10/2018 - 10:56
A aplicação da inteligência artificial para manipular conteúdos atingiu um nível de sofisticação capaz de enganar até especialistas. São as deepfake news, notícias falsas profundas, tema do Diálogo Brasil desta segunda-feira 27 de agosto. Para chamar a atenção para o problema, o diretor americano Jordan Peele, Oscar de melhor roteiro pelo filme “Corra!”, chegou a produzir um vídeo falso em que o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama chama o sucessor, Donald Trump, de “imbecil”.
O desafio da qualidade na educação
06/10/2018 - 10:48
O Diálogo Brasil desta segunda-feira reúne dois doutores em educação para debater a qualidade do ensino no país, que, segundo estudo recente do Instituto Paulo Montenegro, feito em parceria com a ONG Ação Educativa, ainda tem cerca de 38 milhões de analfabetos funcionais. Ou seja, três em cada dez brasileiros com idades entre 15 e 64 anos têm dificuldades para lidar com letras e números no dia a dia.
Exploração sexual de crianças e adolescentes: um crime
06/10/2018 - 10:42
Crianças e adolescentes são os elos mais fracos de diversas cadeias: a da falta de educação e saúde, do trabalho infantil, da violência doméstica e, inclusive, da exploração sexual. Só no nordeste são 644 pontos de vulnerabilidade para este tipo de crime mapeados pela Polícia Rodoviária Federal. A região que lidera o ranking é seguida pelo sudeste e pelo norte. As formas de prevenção e combate a essa violência são temas do Diálogo Brasil, comandado pelo jornalista Maranhão Viegas.
Diálogo Brasil debate financiamento de campanha e renovação política
19/09/2018 - 08:45
As novas regras de financiamento das campanhas eleitorais devem favorecer os atuais detentores de mandatos e reduzir a renovação política no país. Essa é a opinião do assessor-chefe de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eron Pessoa, e do mestre em ciência política e pesquisador associado do Laboratório de Pesquisa em Comportamento Político, Instituições e Políticas Públicas da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Pimentel, que estuda financiamento de campanhas desde 2012.
No que avançam os direitos LGBT?
19/09/2018 - 08:31
O direito ao uso do nome social sem a necessidade da redesignação sexual e ao casamento igualitário, a retirada da transexualidade da lista de doenças mentais e mais visibilidade para a população LGBT são conquistas que avançam na contramão do preconceito, da violência e da heteronormatividade que ainda atingem essa comunidade. E às vésperas de uma eleição federal, estes temas são fundamentais para esta parte da população que, em diversos momentos é colocada à margem dos debates.
O lixo nosso de cada dia
13/09/2018 - 08:16
Apesar da previsão de que todos os lixões a céu aberto no Brasil fossem fechados até 2014, essa meta ainda está longe da realidade. Ainda existem cerca de três mil locais deste tipo em todo o país, contrariando a Política Nacional De Resíduos Sólidos aprovada em 2010. Além disso, cada brasileiro continua produzindo mais ou menos 1kg de lixo por dia e apenas 3% deste resíduo é reciclado, de acordo com os dados apresentados no Congresso Cidades Lixo Zero. O restante vai parar nos lixões e aterros.
Feminicídios em alta
12/09/2018 - 20:58
O aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha, na terça-feira 7, se deu em meio a uma sequência de feminicídios, com pelo menos cinco casos em dois dias. A data ficou marcada ainda pela divulgação dos dados de 2017 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, confirmando que esse tipo de crime segue em ascensão no país.
diálogo Brasil - TV Brasil
11/06/2018 - 09:32
O programa Diálogo Brasil tem como tema desta semana a questão da igualdade racial e a luta contra o racismo no Brasil. O jornalista Maranhão Viegas conversa com Erivaldo Oliveira, presidente da Fundação Palmares e com Mario Theodoro, consultor legislativo do Senado.
Diálogo Brasil - TV Brasil -
11/06/2018 - 09:26
O Programa Diálogo Brasil, da TV Brasil, com apresentação do jornalista Maranhão Viegas, discute as soluções para o problema da falta de moradias no Brasil. No Brasil há um déficit de seis milhões e trezentas mil moradias, segundo a Fundação João Pinheiro. O problema se agravou nos últimos anos em 20 dos 27 estados brasileiros, de acordo com um estudo divulgado em maio pela instituição.