#SOSJUSTIÇA

José Eduardo Agualusa
José Eduardo Agualusa
Brasília, 26 de Março de 2016
José Eduardo Agualusa, escritor e jornalista angolano, faz um alerta precioso e preciso, sobre o momento político do seu país. Por José Eduardo Agualusa

À data em que escrevo esta crónica, uma quinta-feira, 24 de Março, Nuno Dala (foto ao lado) entrou no 15º dia de greve de fome. Dala está no Prisão de São Paulo. Tem uma filha com apenas nove meses. Não consegue ajudar a família, não apenas por estar preso, mas porque a polícia reteve os seus cartões Multicaixa, dinheiro, e documentos pessoais.

Na próxima segunda-feira, 28 de Março, deve ser lida a sentença do processo dos 15 + 2. A acusação inicial era de tentativa de golpe de Estado e atentado contra o Presidente da República. Mais tarde mudou para “actos preparatórios de rebelião e atentado contra o Presidente da República”. Nas alegações finais, a mais famosa franja do país – a maior franja do mundo! – que representa no tribunal o Ministério Público, reconheceu o disparate das primeiras acusações, mas avançou com outra acusação e com um inédito disparate: os acusados constituíram uma associação de malfeitores.
Ao longo dos últimos nove meses aconteceu o que era previsível – a justiça angolana perdeu credibilidade e o regime cobriu-se de um ridículo magnífico e carnavalesco. Os jovens, esses, fortaleceram-se ao longo do processo. São hoje figuras conhecidas dentro e fora do país.

A esta altura dos acontecimentos já ninguém acredita na independendência do tribunal. Trata-se de um espectáculo político, com um roteiro de tal forma insensato que não permite sequer prever o desfecho. Quando escrevo que o roteiro me parece insensato não me refiro apenas ao facto de ofender o simples bom senso; a verdade, como se viu ao longo destes meses, é que nem sequer resulta em benefício do próprio regime, muito pelo contrário. Não beneficia nada nem ninguém.

Se houvesse um mínimo de bom senso, para não falar em justiça, os jovens recomeçariam a vida na segunda-feira, após todos estes meses de privação de liberdade. Assim, não sabemos. Devemos estar preparados, todos quantos combatem pela democracia e pela justiça em Angola, para uma nova etapa de luta. A Amnistia Internacional (AI) e a Liberdade aos Presos Políticos em Angola (LPPA) anunciaram, para a próxima segunda-feira, uma marcha em Lisboa. O mais natural, caso os jovens não sejam imediatamente libertados, é que este tipo de projectos se multiplique e ganhe um novo fôlego.

Num país como o nosso, um cronista não pode queixar-se de falta de assunto. O problema é escolher qual o assunto mais urgente. Hoje escolhi falar de Nuno Dala e dos seus companheiros. Podia ter escolhido falar do destino de muitos outros angolanos inocentes, vítimas da Injustiça Oficial, ou seja, da má governação, da corrupção, da incúria, do deprezo de quem tudo pode, tudo manda e tudo tem. Escolhi falar de Nuno Dala e dos seus companheiros porque não posso ficar em silêncio diante do sofrimento de jovens que se juntaram para lutar por todos nós. Que se atreveram a lançar um pouco de luz – um gesto de esperança – no meio da mais deprimente escuridão.

Associação de malfeitores?!

Agora entendo a razão da franja. É como enfiar a cabeça na areia, não de medo, mas de vergonha. 

Para compreender melhor o caso, acesse o link abaixo:
www.dw.com/pt/ativista-angolano-nuno-dala-corre-perigo-de-vida/a-19137289

José Eduardo Agualusa nasceu em Huambo, é autor de mais de 30 livros publicados e traduzidos em mais de 25 línguas. Este texto foi escrito originalmente para o portal redeangola.info
comentários operados peloDisqus

Veja Também