Um primeiro turno para quebrar paradigmas

10/10/2018 - 09:44

A professora de sociologia política da Universidade de Brasília (UnB), Débora Messenberg, considera o momento atual do país “um dos mais complexos da recente democracia brasileira”. Ela e o cientista político e consultor de relações governamentais Leandro Gabiati, argentino radicado em Brasília, foram os convidados do primeiro episódio do Diálogo Brasil depois do primeiro turno das eleições, transmitido ao vivo na segunda-feira, 08/10, no qual fazem uma análise do novo cenário político brasileiro.

Mentiras vendidas como notícia

06/10/2018 - 10:56

A aplicação da inteligência artificial para manipular conteúdos atingiu um nível de sofisticação capaz de enganar até especialistas. São as deepfake news, notícias falsas profundas, tema do Diálogo Brasil desta segunda-feira 27 de agosto. Para chamar a atenção para o problema, o diretor americano Jordan Peele, Oscar de melhor roteiro pelo filme “Corra!”, chegou a produzir um vídeo falso em que o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama chama o sucessor, Donald Trump, de “imbecil”.

O desafio da qualidade na educação

06/10/2018 - 10:48

O Diálogo Brasil desta segunda-feira reúne dois doutores em educação para debater a qualidade do ensino no país, que, segundo estudo recente do Instituto Paulo Montenegro, feito em parceria com a ONG Ação Educativa, ainda tem cerca de 38 milhões de analfabetos funcionais. Ou seja, três em cada dez brasileiros com idades entre 15 e 64 anos têm dificuldades para lidar com letras e números no dia a dia.

Exploração sexual de crianças e adolescentes: um crime

06/10/2018 - 10:42

Crianças e adolescentes são os elos mais fracos de diversas cadeias: a da falta de educação e saúde, do trabalho infantil, da violência doméstica e, inclusive, da exploração sexual. Só no nordeste são 644 pontos de vulnerabilidade para este tipo de crime mapeados pela Polícia Rodoviária Federal. A região que lidera o ranking é seguida pelo sudeste e pelo norte. As formas de prevenção e combate a essa violência são temas do Diálogo Brasil, comandado pelo jornalista Maranhão Viegas.

Diálogo Brasil debate financiamento de campanha e renovação política

19/09/2018 - 08:45

As novas regras de financiamento das campanhas eleitorais devem favorecer os atuais detentores de mandatos e reduzir a renovação política no país. Essa é a opinião do assessor-chefe de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eron Pessoa, e do mestre em ciência política e pesquisador associado do Laboratório de Pesquisa em Comportamento Político, Instituições e Políticas Públicas da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Pimentel, que estuda financiamento de campanhas desde 2012.

No que avançam os direitos LGBT?

19/09/2018 - 08:31

O direito ao uso do nome social sem a necessidade da redesignação sexual e ao casamento igualitário, a retirada da transexualidade da lista de doenças mentais e mais visibilidade para a população LGBT são conquistas que avançam na contramão do preconceito, da violência e da heteronormatividade que ainda atingem essa comunidade. E às vésperas de uma eleição federal, estes temas são fundamentais para esta parte da população que, em diversos momentos é colocada à margem dos debates.

O lixo nosso de cada dia

13/09/2018 - 08:16

Apesar da previsão de que todos os lixões a céu aberto no Brasil fossem fechados até 2014, essa meta ainda está longe da realidade. Ainda existem cerca de três mil locais deste tipo em todo o país, contrariando a Política Nacional De Resíduos Sólidos aprovada em 2010. Além disso, cada brasileiro continua produzindo mais ou menos 1kg de lixo por dia e apenas 3% deste resíduo é reciclado, de acordo com os dados apresentados no Congresso Cidades Lixo Zero. O restante vai parar nos lixões e aterros.

Feminicídios em alta

12/09/2018 - 20:58

O aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha, na terça-feira 7, se deu em meio a uma sequência de feminicídios, com pelo menos cinco casos em dois dias. A data ficou marcada ainda pela divulgação dos dados de 2017 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, confirmando que esse tipo de crime segue em ascensão no país.

diálogo Brasil - TV Brasil

11/06/2018 - 09:32

O programa Diálogo Brasil tem como tema desta semana a questão da igualdade racial e a luta contra o racismo no Brasil. O jornalista Maranhão Viegas conversa com Erivaldo Oliveira, presidente da Fundação Palmares e com Mario Theodoro, consultor legislativo do Senado.

Diálogo Brasil - TV Brasil -

11/06/2018 - 09:26

O Programa Diálogo Brasil, da TV Brasil, com apresentação do jornalista Maranhão Viegas, discute as soluções para o problema da falta de moradias no Brasil. No Brasil há um déficit de seis milhões e trezentas mil moradias, segundo a Fundação João Pinheiro. O problema se agravou nos últimos anos em 20 dos 27 estados brasileiros, de acordo com um estudo divulgado em maio pela instituição.